Perguntas Frequentes

É uma organização que apoia projetos e empresas em início de atividade (startups), proporcionando as condições e o ambiente empreendedor ideal para que superem as primeiras etapas de vida.

Proporciona um espaço físico, onde estes se possam instalar, a custos reduzidos. São ainda assegurados serviços de apoio, como: secretariado, mentorias,consultadoria empresarial, e formação em diferentes domínios. 

Promove o espirito de empreendedorismo e o ambiente de partilha com, e entre os projetos residentes, impulsionando o crescimento e o desenvolvimento dos negócios sedeados no seu espaço. 

Pode ainda promover e facilitar o networking entre as empresas residentes com empresas externas, com órgãos governamentais e instituições de ensino ou outras entidades relevantes, que possam contribuir para o desenvolvimento dos projetos e negócios dos seus residentes.

Não. O Hub Criativo da Mouraria, não é um centro de escritórios (Coworking), é uma incubadora, pelo que terá que se candidatar com uma ideia/projeto de negócio do setor criativo para ter acesso ao suporte e serviços a aplicar no seu projeto.

Sim, mediante agendamento com a equipa de staff. O horário para as visitas guiadas ao espaço é às quintas-feiras das 10h às 12h |14h30 às 17h.

Sim, os espaços podem ser alugados por entidades externas.

Projetos associados ao design nas suas variadas vertentes: design de moda, produto, gráfico, consultoria, design social, food design e serviços. Assim como, projetos ligados às industrias culturais dos audiovisuais, música ou mesmo realidade virtual.

Pessoas singulares com ideias de negócio inovadoras, bem como pessoas coletivas com menos de três anos de existência e cuja atividade se desenvolva na cidade de Lisboa, nas áreas criativas e de ofícios tradicionais, designadamente: media; design; moda; música; food design; e ofícios manufaturados.

Através do contacto com a equipa de Staff do Hub Criativo da Mouraria, e preenchimento do formulário de candidatura, disponível no site, no separador incubação.

Não existe uma data definida para as candidaturas (Calls), existindo períodos de avaliação e de admissão de candidaturas à incubadora trimestralmente.

Para cada momento de admissão ao Hub Criativo da Mouraria, é constituído um júri, que avalia as candidaturas, que pode ser constituído, por membros da Direção Municipal de Economia e Inovação da CML, membros do Hub Criativo da Mouraria, por mentores, empresários, investidores, por empreendedores de projetos residentes, e por empreendedores de projetos ex-residentes das áreas criativas.

Ideia ou projeto de produto/serviço diferenciada e/ou inovadora;
Exequibilidade do projeto apresentado;
Potencial de Mercado do Projeto;
Capacidade de implementação por parte da equipa promotora;
Contribuir para uma maior coesão, desenvolvimento social, cultural e/ou económico da Mouraria e de Lisboa;
Plano de negócios e sustentabilidade do projeto.

O tempo médio de resposta a uma candidatura é de 2 a 3 meses.

Sim. Podem candidatar-se cidadãos de todas as nacionalidades.

Quatro anos.

Cada projeto residente poderá ocupar até 4 postos de trabalho, mais estagiários ou colaboradores temporários.

A tabela de preços para os projetos residentes, está no separador incubação deste site.

Apoio de uma equipa de staff, limpeza diária do espaço e vigilância noturna. Utilização da sala de reuniões, do espaço multiusos equipado, estúdio de fotografia, copa, mesa de ping-pong e jardim exterior. Um programa de formação, rede de mentores nas áreas jurídica, contabilidade, gestão do negócio e criativa.